Todos os pneus comercializados na União Europeia estão abrangidos pela obrigatoriedade de ter este rótulo. O novo grafismo do rótulo de pneus da UE - em vigor a partir de 1 de Maio de 2021 - disponibiliza informação mais completa dos pneus escolhidos e também abrange veículos pesados. Contém informação objetiva, fidedigna e comparável baseada em três características importantes de performance dos pneus: resistência ao rolamento - por consequência, eficiência no consumo de combustível -, aderência em piso molhado e ruído de rolamento exterior. Pictogramas adicionais indicam se o pneu é adequado para condições severas de neve (símbolo 3PMSF) e/ou a sua aderência no gelo, apesar de este último se aplicar apenas a pneus para veículos de passageiros.
O novo rótulo abrange pneus para automóveis ligeiros, autocarros e camiões. Para mais informação sobre a regulamentação do novo rótulo de pneus da UE por favor visite o website oficial da Comissão da UE.
Note que a poupança de combustível e a segurança na estrada são altamente dependentes das condições da estrada e do clima, do tipo de veículo e, em particular, do tipo de condução.
Uma boa aderência em piso molhado é crucial para uma condução segura. O nível de aderência em piso molhado indica o desempenho do pneu nessas condições, com a classificação a variar entre A e E. Uma classificação alta representa distâncias curtas de travagem em piso molhado.
Dependendo da resistência ao rolamento do pneu, a eficiência que proporciona nos consumos irá variar entre a classe A (para a melhor economia de combustível) até à classe E. O consumo de combustível tem um papel preponderante do ponto de vista económico e ecológico. Isto acontece porque um baixo consumo de combustível tem um efeito positivo na pegada de carbono do veículo, e de viaturas pesadas em particular.
Isto representa o ruído exterior gerado pelo pneu, medido em decibéis. O rótulo mostra o nível de ruído em classes de A até C.
Adicionalmente aos três valores do rótulo, encontra também pictogramas - se aplicáveis - relativos à performance em condições severas de neve (3PMSF) e/ou aderência no gelo (automóveis de passageiros/apenas pneus C1).
O pictograma de aderência na neve (3PMSF) será mostrado para pneus de inverno e all-season testados em condições de inverno definidas e que consigam o desempenho necessário na neve.
O pictograma de aderência no gelo será mostrado para pneus de inverno com performance excecional no gelo confirmada por teste específico nestas condições. Estes pneus são desenhados especificamente para estradas cobertas de gelo e neve compacta, e deverão ser utilizados apenas em clima muito severo (ex: temperaturas baixas nos países nórdicos). A utilização de pneus para gelo em climas menos severos (ex: piso molhado ou invernos mais amenos) poderá resultar em performance deficiente, particularmente em piso molhado, na agilidade e desgaste.
Quando os seus pneus rolam, também flexionam aproximando-se e afastando-se da superfície da estrada, provocando perdas energéticas. A quantidade de energia perdida correlaciona-se com a resistência ao rolamento do pneu.
Pneus com baixa resistência ao rolamento são os mais eficientes em termos energéticos. Isto significa que é necessária menos potência - e por isso menos combustível - para movimentar o veículo.
Como os pneus são responsáveis por cerca de 20% a 30% do consumo de combustível de um veículo, escolher pneus que são eficientes energeticamente resultará em poupanças diretas de combustível.
Para uma maior eficiência nos consumos e maior segurança considere os seguintes fatores: